Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Opinião - Hipocrisia: um fator de enfraquecimento do combate à pandemia provocada pela Covid-19 (SARS-CoV-2).

A hipocrisia, principalmente da elite brasileira, enfraquece o combate à pandemia?

há 3 anos

Sim, a hipocrisia é uma forte inimiga no combate à pandemia.

Infelizmente, o Brasil e o mundo passam por um período nebuloso e extremamente complicado. Estamos enfrentando uma pandemia mundial provocada pela Covid-19 (SARS-CoV-2) e, com o passar dos dias, recebemos péssimas notícias: novas cepas, recordes de mortes diárias... contudo, um assunto que eu nunca vi sendo abordado diretamente, mas que é facilmente percebido quando se conversa com pessoas mais “simples”, é o fato de que a hipocrisia das pessoas com mais visibilidade na mídia provoca um grande e negativo efeito na sociedade durante o combate à pandemia.

Fomos bombardeados de notícias envolvendo hipócritas da nata brasileira:

· Grande influenciador digital que expunha e fazia duras críticas as pessoas que estavam “furando” o lockdown, mas acabou sendo pego jogando futebol com diversas pessoas;

· Governador que impõe o lockdown e duras medidas restritivas em seu Estado, mas vai para Miami fazer compras;

· Prefeito que corrobora e impõe duras medidas restritivas, mas que viaja ao Maracanã para assistir uma partida de futebol;

· Pessoas que criticam o uso de determinados medicamentos, mas que o utilizam;

· Inúmeros artistas que criticam a postura de determinadas pessoas, mas que são flagrados descumprindo simples medidas de proteção sanitária.

Diante desses casos, o “homem médio” acaba desacreditando na eficácia das medias impostas para se combater a pandemia. Essa descrença fica muito visível, principalmente, considerando os comentários que são feitos em matérias relacionadas ao tema ou envolvendo notícias sobre prisões de pessoas que ficam aglomeradas em festas ou cassinos clandestinos.

Além da descrença, outro sentimento que toma conta da situação é o sentimento de revolta, pois é sempre a mesma história: são expostos e pedem desculpas ou justificam seus atos com “ir ao jogo é direito meu” e nunca são punidos.

Devemos agradecer por a “grande mídia” não cobrir ou dar pouca visibilidade a tais situações, seja por não publicarem tais acontecimentos ou por impedir que comentários sejam feitos em tais notícias, dessa forma, menos pessoas ficam sabendo das ações e da hipocrisia praticadas por determinados grupos de pessoas influentes.

Apesar do péssimo exemplo dado por um determinado personagem, pelo que acompanhei, me parece que a hipocrisia tem um efeito mais negativo e devastador do que o péssimo exemplo dado pelo dito cujo, pois a hipocrisia gera uma combinação muito perigosa de descrença e revolta, além disso, gera “munição” para um determinado e perigoso discurso, que faz com que as pessoas se tornem menos cuidadosas e mais propensas a se colocarem em situações de risco de contágio.

Afinal, se uma pessoa que possui grandes riquezas e casas com muito conforto e opções de laser furam as medidas de segurança sanitária, por que eu não faria o mesmo? Se pergunta o trabalhador assalariado que, em muitos casos, não tem mais condições de fazer um churrasco na laje com a família.

A situação não está fácil para o trabalhador, mas, em caso de contágio, a situação vai ficar ainda pior, por isso é muito importante manter os cuidados e o distanciamento social. Os hipócritas, personagens do aludido desabafo, possuem condições de se tratar, o "homem médio" e assalariado: não. Sendo assim, não se descuide e, assim que tiver a oportunidade, se vacine! (não deixe de conferir se realmente aplicaram a vacina.)

Não tenho a intenção de atribuir a responsabilidade pelas mortes e pela situação financeira do país a algum dos personagens que possam se encaixar nas descrições, mas vi um grande número de pessoas que justificam a falta de cuidado e as aglomerações no fato de que "quem mais critica é quem mais descumpre (...) então não vai dar nada.". Há, inclusive, quem utiliza da hipocrisia alheia para criar teorias sobre o controle e o domínio da população, fazendo com que as medias de contenção do coronavírus sejam cada vez mais desacreditadas e violadas. Consequentemente, tenho visto o discurso negacionista ganhando cada vez mais adeptos, o que não ocorria quando tínhamos, segundo a mídia, apenas um "grande antagonista no combate ao coronavírus", que era desacreditado e perdia cada vez mais força.

Quero muito saber a opinião das pessoas sobre esse tema, portanto, caso tenha lido o texto, por favor, deixe um comentário, pois vou ler e agradecer.

* Caso tenha a intenção de criticar alguém, aconselho que não seja direto e não mencione nomes, pois há um crescente movimento de utilização da máquina pública e das redes sociais para perpetuar a repressão da opinião alheia. Sejam discretos e, principalmente, moderados.

Imagem retirada do site: bibliaon.com

  • Publicações2
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/opiniao-hipocrisia-um-fator-de-enfraquecimento-do-combate-a-pandemia-provocada-pela-covid-19-sars-cov-2/1180048970

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente. continuar lendo

Agradeço pelo comentário, Doutor! continuar lendo